Sintomas da gravidez: 11 principais sinais iniciais de gravidez
Você pode estar grávida? Alguns sintomas iniciais da gravidez podem aparecer na época em que você perdeu a menstruação – ou uma ou duas semanas depois. Cerca de 60 por cento das mulheres apresentam sintomas de gravidez no início das 6 semanas, e cerca de 90 por cento os têm quando estão com 8 semanas.
Se você começar a sentir alguns dos primeiros sintomas de gravidez abaixo (nem todas as mulheres os têm) e estiver se perguntando por que ainda não menstruou, pode muito bem estar grávida.
Constipação
Se você está grávida recentemente, a constipação pode ser o primeiro sintoma que você nota. É causada por um aumento no hormônio progesterona, que relaxa a musculatura lisa de todo o corpo, incluindo o trato digestivo. Isso significa que o alimento passa pelo intestino mais lentamente.10 sinais de que você está grávida
Acha que pode estar grávida? Aqui estão os 10 principais sintomas a serem observados. Quantos você riscou da lista?
Mudanças de humor
É comum ter alterações de humor durante a gravidez, em parte por causa das mudanças hormonais que afetam os neurotransmissores (mensageiros químicos no cérebro). Todos respondem de maneira diferente a essas mudanças. Algumas futuras mamães experimentam emoções intensas, tanto boas quanto ruins, enquanto outras se sentem mais deprimidas ou ansiosas .
Observação: Se você estiver se sentindo triste, sem esperança ou incapaz de lidar com suas responsabilidades diárias, ou estiver pensando em se machucar, ligue imediatamente para o seu médico ou profissional de saúde mental.
Inchaço abdominal
As mudanças hormonais no início da gravidez podem fazer com que você se sinta inchada, semelhante à sensação de algumas mulheres antes da menstruação. É por isso que suas roupas podem ficar mais confortáveis do que o normal na cintura, mesmo no início, quando seu útero ainda é muito pequeno.
Micção frequente
Pouco depois de engravidar, as alterações hormonais provocam uma cadeia de eventos que aumentam a taxa de fluxo sanguíneo pelos rins. Isso faz com que a bexiga encha mais rapidamente, então você precisa fazer xixi com mais frequência .
A micção frequente continuará – ou se intensificará – conforme a gravidez avança. Seu volume de sangue aumenta drasticamente durante a gravidez, o que leva ao processamento de fluidos extras que acabam na bexiga. O problema se agrava quando o bebê em crescimento exerce mais pressão sobre a bexiga.
Fadiga
Sentindo-se cansado de repente? Não, deixe isso exausto . Ninguém sabe ao certo o que causa a fadiga no início da gravidez, mas é possível que níveis crescentes do hormônio progesterona estejam contribuindo para a sua sonolência. É claro que enjoos matinais e ter que urinar com frequência durante a noite também podem aumentar sua lentidão.
Você deve começar a se sentir mais enérgica assim que chegar ao segundo trimestre, embora a fadiga geralmente retorne no final da gravidez, quando você está carregando muito mais peso, e alguns dos desconfortos comuns da gravidez tornem mais difícil ter uma boa noite de sono .
Seios doloridos
Um sintoma comum da gravidez são seios sensíveis e inchados, causados pelo aumento dos níveis de hormônios. A dor e o inchaço podem parecer uma versão exagerada de como seus seios se sentiam antes da menstruação. Seu desconforto deve diminuir significativamente após o primeiro trimestre, conforme seu corpo se ajusta às mudanças hormonais.
Sangramento leve ou manchas
Parece contra-intuitivo: se você está tentando engravidar, a última coisa que deseja ver é qualquer mancha ou sangramento vaginal. Mas se você notar apenas manchas claras na época do seu período, pode ser sangramento de implantação . Ninguém sabe ao certo por que isso acontece, mas pode ser causado pelo óvulo fertilizado que se instala no revestimento do útero.
Observação: cerca de 1 em cada 4 mulheres apresentam manchas ou sangramento leve durante o primeiro trimestre. Geralmente não é nada, mas às vezes é um sinal de aborto espontâneo ou gravidez ectópica . Se o seu sangramento for forte ou acompanhado de dor ou tontura, ou se você estiver preocupado, ligue para o seu médico ou parteira.
Náusea
Para algumas mulheres, os enjoos matinais não surgem até cerca de um ou dois meses após a concepção, embora para outras possam começar logo em duas semanas. E não apenas pela manhã: as náuseas relacionadas com a gravidez (com ou sem vômitos) podem ser um problema pela manhã, ao meio-dia ou à noite.
A maioria das mulheres grávidas com náuseas sente um alívio completo no início do segundo trimestre. Para a maioria dos outros, leva mais um mês ou mais para que o enjôo diminua. Alguns poucos sortudos escapam completamente.
Uma menstruação perdida
Se você costuma estar regularmente e sua menstruação não chega a tempo, você pode decidir fazer um teste de gravidez antes de notar qualquer um dos sintomas acima. Mas se você não está regular ou não está monitorando seu ciclo , náuseas e sensibilidade nos seios e idas extras ao banheiro podem indicar gravidez antes que você perceba que não menstruou.
Temperatura corporal basal elevada
Se você está mapeando sua temperatura corporal basal e vê que sua temperatura permaneceu elevada por mais de duas semanas, provavelmente você está grávida.
Teste de gravidez caseiro positivo
Apesar do que você pode ler na embalagem, muitos testes de gravidez caseiros não são sensíveis o suficiente para detectar a gravidez de forma confiável até cerca de uma semana após o atraso da menstruação. Portanto, se você decidir fazer um teste antes disso e obtiver um resultado negativo, tente novamente em alguns dias. Lembre-se de que um bebê começa a se desenvolver antes que você saiba que está grávida, portanto, cuide de sua saúde enquanto espera para descobrir e preste atenção a mais sintomas no início da gravidez.