Hematologista

Hematologista: Tudo o Que Você Precisa Saber

 

Mas, afinal, o hematologista cuida de que? Essa é uma dúvida frequente entre a maioria das pessoas, e realmente só buscam entender melhor no momento que passam por algum tipo de problema nessa área.

Só para adiantar, a hematologia é a especialidade médica que cuida das doenças do sangue, como também de todos os órgãos relacionados a ele: medula óssea, gânglios linfáticos e baço.

Vale lembrar que o sangue é o responsável por transportar oxigênio, nutrientes e hormônios para todas as partes do corpo, sendo assim fundamental pelo seu bom funcionamento.

Mas aqui vamos falar mais especificamente do hematologista, o que é, o que faz e muito mais.

 

O que é Hematologia?

Antes de você saber sobre hematologista o que é, vale conhecer o que é a Hematologia. Então, é a parte da Medicina que estuda o sangue e suas patologias, em especial, as células sanguíneas, cuja síntese é feita dentro da medula óssea, e que são responsáveis pela oxigenação, imunidade e coagulação.

E toda essa investigação é baseada no ponto de vista anatômico, fisiológico e patológico.

Em razão do enfraquecimento do sistema imunológico ligado a várias doenças, assim como a determinados tipos de tratamentos, a prevenção é fundamental, onde o médico hematologista se torna a cada dia mais imprescindível.

Resumindo, a Hematologia é a especialidade médica que conhece os principais componentes do sangue, como as hemácias, leucócitos e plaquetas, assim como são produzidos e onde, ou seja, na medula óssea, no baço e gânglios linfáticos ou linfonodos.

 

Hematologista: o que é?

Talvez você esteja se perguntando: hematologista, o que é?

Assim como você, várias pessoas se fazem a mesma pergunta. Então, hematologista é o médico especialista em tratar de todos os elementos que compõem o sangue (glóbulos vermelhos, brancos, plaquetas, etc), de doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos, como a medula óssea, os gânglios linfáticos e o baço.

Todos esses órgãos são responsáveis pela formação das diferentes células sanguíneas. Quando não estão funcionando corretamente ou são atingidos por alguma doença, as células sanguíneas não conseguem desempenhar o seu papel.

A principal ferramenta de trabalho de um hematologista é o hemograma, ou seja, um exame de sangue completo que permite observar todas as taxas.

 

Hematologista: o que faz?

Quando se trata do hematologista o que faz, além de ser um estudioso em analisar o sangue em si, é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do sangue.

A partir do momento que é identificada qualquer anomalia no exame de sangue, ele vai investigar a causa e orientar quanto ao melhor tratamento.

Por exemplo, no caso de câncer de sangue, como a leucemia e linfoma, é o hematologista quem faz o transplante de medula óssea e todo o acompanhamento do tratamento.

Os hematologistas podem trabalhar em bancos de sangue, laboratórios de análises clínicas e hospitais. Na maioria das vezes, atuam com outros profissionais, como cirurgiões e oncologistas, sempre visando fazer o diagnóstico mais assertivo e propor o tratamento mais adequado ao paciente.

O hematologista também é o que prescreve o uso de anticoagulantes e outros medicamentos para o tratamento da trombose e outros problemas de coagulação.

tudo que vc precisa saber sobre hermatologista

 

Hematologista: cuida de que?

Agora que você já sabe do que se trata a hematologia em si, o hematologista cuida de que?

Separamos aqui as principais doenças que são tratadas por um hematologista:

  • Anemia: Pode ser causada por deficiência de nutrientes, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas;
  • Anemia falciforme: Se trata de uma doença de origem genética, onde há uma deformação dos glóbulos vermelhos;
  • Leucemia: É um câncer que atinge a medula óssea;
  • Hemofilia: Doença hereditária que é caracterizada basicamente por problemas na coagulação sanguínea;
  • Talassemia: Também é uma doença hereditária que pode causar deformações nos glóbulos;
  • Trombofilia: Quando a pessoa tem maior risco para desenvolver problemas circulatórios, como embolia, derrame e trombose.

Essas são apenas algumas, mas o profissional também é aquele que supervisiona transfusões de sangue, todo o trabalho em banco de sangue e especialista em transplante de células-tronco da medula óssea.

 

Quais os tipos de exames de sangue solicitados por um hematologista

Além dos exames convencionais, como o hemograma completo, o hematologista pode solicitar alguns mais específicos:

  • Exame de coagulação e plaquetas;
  • Teste imunológico;
  • Metabolismo de ferro;
  • Coagulograma;
  • Fibrinogênio;
  • Velocidade de hemossedimentação;
  • Tempo de protrombina;

Caso você tenha em sua família um parente que tenha alguma doença relacionada ao sangue, marque logo uma consulta, pois justamente é isso a especialidade do hematologista. E quanto antes começar a tratar ou melhor, prevenir, mais eficaz será o prognóstico.

 

 

Quando consultar um hematologista

Saiba que qualquer problema na composição do sangue aparece no exame de sangue. Assim, toda diminuição ou aumento de cada uma das taxas, pode ser um indicativo do estado de saúde da pessoa.

Em casos de resultados anormais e de sintomas, como fadiga, anorexia, febre, presença de gânglios, entre outros, o melhor a se fazer é buscar por um especialista na área, e aqui é o hematologista, pois é o profissional habilitado para detectar qualquer tipo de problema mais grave.

Geralmente, a necessidade de consultar um hematologista vem por indicação de um clínico geral, de um cardiologista ou mesmo de um angiologista, nos casos em que detecta qualquer diferença nos resultados do exame de sangue.

Mas só lembrando que qualquer alteração no exame de sangue não significa obrigatoriamente que a pessoa esteja com alguma doença. Por isso que é importante descartar qualquer coisa mais grave, onde o hematologista cuida de que todas as taxas estejam as mais normais possíveis.

Agora, se a pessoa apresentar sintomas como sangramento constante da gengiva e do nariz, trombose, inchaço nos gânglios, fadiga e manchas na pele, o mais recomendado é que procure marcar uma consulta com um hematologista, até para descartar algo mais sério.

O mais importante é que quando se trata de qualquer alteração no sangue, o hematologista está capacitado para fornecer um diagnóstico preciso e correto, e assim, dando todo o suporte para a recuperação do paciente e sua melhor qualidade de vida.

Faça o seu plano de saúde com desconto especial 

[wpforms id=”230″ title=”true”]