O seguro de carros é uma segurança a mais para o dono de um veículo em casos de acidentes e roubo. No entanto, há muitas dúvidas sobre esse serviço, como quais são as proteções oferecidas ou valores. Confira aqui tudo sobre seguros de carros.
Como funciona o seguro de carros?
Um seguro de carro é um contrato entre o dono de um veículo e uma seguradora. O contratante do seguro paga uma taxa para ser ressarcido em caso de prejuízos ao veículo. Os tipos de prejuízos que o seguro vai cobrir depende do contrato, mas em geral é no caso de roubos, danos pessoais ou danos a terceiros. Um ótimo serviço de seguro de carro é o da Unimed Seguros.
O que é a franquia do seguro de carro?
Uma franquia em um seguro de carro é uma taxa determinada na apólice de seguro que você paga caso você acione o seguro. O valor estipulado e em quais casos a franquia será cobrada está no contrato da contratação do seguro.
É importante verificar a franquia na contratação de um seguro de carro para não ter dor de cabeça depois.
No caso de perda total do carro, como dano do carro em um acidente maior que 75% do valor de mercado do veículo, roubo ou furto do carro, não é permitido por lei cobrar a franquia. Se o gasto for para pagar danos a carros de terceiros a taxa de franquia também não é requerida.
Como é realizado o pagamento da franquia do seguro de carro?
O pagamento da franquia é efetuado para a oficina ou o responsável por reparar o carro. A franquia é apenas uma parte do valor e a operadora de seguro paga o restante. Os valores são acordados na hora da contratação do seguro de carro.
Como o valor do seguro do carro é calculado?
O principal fator considerado é o carro que vai ser segurado. O valor também é calculado com base nos riscos a que o veículo será submetido. Por isso é necessário preencher vários questionários com informações como endereço e local que o carro fica estacionado.
Qual é o custo total de um seguro de carro?
Não existe uma tabela prévia para saber valores de cada modelo de carro. Vários fatores contam na hora de dar o preço do seguro. Por isso é importante pesquisar. Alguns fatores que influenciam são:
- Idade do dono do carro;
- Custos de manutenção e reparabilidade;
- Índice de roubo;
- Índice de sinistralidade.
O valor também varia de acordo com a seguradora. Entre em contato com a Unimed Seguros e faça um orçamento.
O seguro de carro é pago mensalmente?
A forma de pagamento varia de acordo com a operadora contratada. O mais comum é que o pagamento seja realizado à vista por:
- Cartão de crédito;
- Boleto bancário;
- Débito em conta.
Também é possível parcelar o valor em até 12 vezes. Isso resulta em juros sobre o valor.
Como escolher o seu seguro de carro?
Você deve pesquisar várias operadoras de seguro para saber valores e o que cada seguro cobre. Não esqueça de verificar a credibilidade da operadora online. Veja se ela é habilitada na Susep (Superintendência de Seguros Privados). Também vale pesquisar no Reclame Aqui por pessoas que já utilizam a operadora e como é realizado o atendimento. Verifique quais as coberturas que cada operadora oferece e contrate apenas o que for necessário para você. Entre em contato com a Unimed Seguros para saber se ela é a ideal para você.
O que você precisa para acionar o seguro de carro?
Para acionar seu seguro de carros é necessário se identificar com um documento pessoal ou informar o número da apólice que está disponível em seu cartão de segurado. No caso de acidentes é recomendável fazer um boletim de ocorrência que vai ser exigido para realizar a cobertura dos danos.
O que um seguro de carro cobre?
Todo seguro tem a chamada “cobertura de casco”. Isso significa que o seguro cobre tudo que é relacionado ao carro, tudo que afeta o funcionamento do veículo ou ele próprio. Confira a lista de “cobertura de casco”:
- Explosão ou incêndio do carro;
- Ressaca, vendaval, terremoto, granizo, furacão e raios;
- Danos no carro por inundações, enchente ou alagamento (desde que o motorista não tenha entrado em passagens alagadas por vontade própria);
- Danos causados por terceiros no carro;
- Danos causados por queda de objeto externo no carro, como pedras, vasos, entre outros.
- Roubo ou furto parcial ou total do carro;
- Acidente com o carro durante o transporte por meio comum e apropriado;
- Derrapagem, capotagem ou colisão.
Como é a contratação de um seguro de carro?
Primeiramente verifique quais são as necessidades de proteção de seu carro. Ou seja, quais são as coberturas indispensáveis para seu veículo. Depois vale a pena fazer simulações de seguro de carro em várias operadoras. Isso vale para você saber qual é a melhor opção para você. Faça uma simulação com a Unimed Seguros agora mesmo.
O que é a vistoria prévia do carro?
Para contratar um seguro de carro, a operadora pode solicitar uma vistoria prévia do veículo. O objetivo da vistoria é entender o estado de conservação de seu carro. Durante a vistoria também será verificado se o carro tem as características informadas no formulário de contratação do seguro. Evite inconsistências e sempre informe a verdade no formulário para evitar transtornos futuros.
O que é sinistro no seguro do carro?
Sinistro no seguro do carro é toda ocorrência que tem cobertura do seguro e está especificado na apólice. Por exemplo, se você bateu o carro sem querer e no contrato do seguro existe a cobertura para colisões, é considerado um sinistro. Por outro lado, se não houver na apólice de seguro a contratação daquela cobertura, ele não é considerado um sinistro. Desse modo, o prejuízo não será coberto pelo seguro.
Portanto é importante você listar tudo que é necessário para a cobertura do seguro de seu carro antes de contratar um. A Unimed Seguros tem o seguro ideal para o seu carro.